Customer Login

Lost password?

View your shopping cart

O que você precisa saber

Publicar meu livro. Impressão sob demanda.
Mais do que um simples glossário, preparamos uma pequena lista dos serviços que constam em nossos pacotes e o que significa cada um deles.

Impressão sob demanda

O método de impressão tradicional, com grandes impressoras industriais e impressão offset, é bom para tiragens acima de 500 exemplares. No entanto, torna o custo inviável para pequenas tiragens.
A impressão sob demanda utiliza impressoras digitais, capazes de produzir até mesmo um único exemplar. Esse é um modelo de trabalho que atende a autores e livrarias, que podem comprar quantas unidades quiserem ou encomendá-las somente quando houver um novo pedido. Lembrando que o ideal para os autores é pedir sempre acima de 20 unidades.
Com a impressão sob demanda, nem autor nem editora precisam fazer gestão de estoque, um investimento caro e que sujeita os livros à ação do tempo. Outra vantagem é que o livro nunca estará esgotado, pois pode ser impresso a qualquer momento. Por fim, caso haja o desejo de se fazer uma nova edição, com mudanças no texto original, basta atualizar os arquivos. Nesse caso, como não há estoque, não haverá descarte de material e perda de investimento.

Exemplares para o autor

Ao contratar um dos nossos pacotes, o autor recebe ao menos 30 exemplares de seu livro, já incluídos no preço do pacote.
Utilizando seu cadastro, o autor também pode comprar – com desconto –  exemplares adicionais a qualquer momento. Os autores estão livres para vender os exemplares que comprar, sempre respeitando o preço máximo de venda definido pela editora, quando da criação do livro.

Registro de ISBN

ISBN é o número identificador de cada livro publicado no mundo. Sem esse código, nenhum livro pode ser comercializado. A obtenção do ISBN é um processo burocrático, que fica sob responsabilidade da Alma Literária.

Código de barras

É o código que identifica o livro nos sistemas de estoque e vendas das livrarias. É necessário para que o livro seja vendido nas lojas ou pela internet.

Ficha catalográfica

Contém as informações bibliográficas necessárias para a localização de um livro em um acervo. Normalmente usada em livros técnicos.

Revisão

Ao escrever e revisar nosso próprio texto, ficamos com o olhar viciado e deixamos passar detalhes. Isso acontece mesmo com os escritores mais experientes.
A revisão de português respeita o estilo do autor e corrige apenas os erros de sintaxe e ortografia, sem alterar a formatação e eventuais problemas estruturais do texto.
Para garantir que o livro seja bem construído e perfeitamente formatado (divisão de capítulos, título etc.), é necessário contratar o pacote que inclui o preparo de originais.

Preparo de originais

O preparo de originais garante que a estrutura de seu livro esteja perfeita. O processo consiste em leitura atenta dos níveis de divisão do texto (capítulos, subtítulos, tópicos), revisão do sumário/índice, acertos na numeração de páginas, correção de eventuais problemas com negritos, itálicos e sublinhados, além de revisão da colocação de notas de rodapé e similares. 

O preparo de originais também é fundamental para a geração de e-Books corretos.

Imagens P&B no texto

O autor pode incluir quantas fotos e ilustrações em preto e branco quiser, desde que as imagens tenham qualidade suficiente para impressão e que respeite o número total de páginas máximo contratado.

Diagramação

A diagramação é o processo de formatação gráfica do texto, deixando-o pronto para a impressão.  Nos e-Books, a diagramação prepara o texto para a conversão ao formato eletrônico.

Prova para aceite do autor

O autor recebe um arquivo no formato .pdf para a aprovação do projeto de capa e de miolo. Como sempre há diferenças entre os monitores comuns e os utilizados nas gráficas, poderão existir pequenas diferenças de cores entre o que o autor vê em sua tela e o livro impresso.

Livro eletrônico (e-Book)

A formatação do texto para e-books é simples e ainda não tem os mesmos recursos de tipografia e espaçamento que os livros impressos. Isso garante que o texto se adeque aos diferentes dispositivos existentes no mercado.



Um e-book com problemas de formatação poderá ser rejeitado pelos programas de formatação da Amazon ou Apple, por exemplo. Por isso, os pacotes que incluem a criação de e-books incluem também o preparo de originais.

Distribuição

A Alma Literária é responsável pela impressão e distribuição do livro, sem custos adicionais para o autor.

Relatórios de vendas e royalties

O autor receberá os royalties referentes à venda de seu livro em livrarias ou lojas virtuais. A cada três meses, a Alma Literária enviará um e-mail com os resultados das vendas e, de acordo com o contrato celebrado entre a editora e o autor, os royalties serão depositados na conta bancária indicada pelo autor.